Os melhores tênis de corrida para o treino diário

A maioria dos corredores e corredoras utiliza um modelo de tenis nike para correr, seja treinando durante a semana, seja em competição, na corrida de domingo. É um complemento necessário, o mais importante se possível, de tudo o que é necessário para ir bem equipado.

Existem muitos tipos de treinos, tantos quantos são as corridas a preparar, atletas, níveis, ambientes… Mas há um tipo de calçado que é o mais utilizado em todos eles: os chamados sapatos de treino diário.

Por que eles são chamados assim? Bem, porque em sua construção muitos fatores são levados em consideração. Além do fato de que todos trabalham para ter características específicas como leveza, capacidade de amortecimento, estabilidade, suporte, respirabilidade, aderência, flexibilidade, durabilidade, etc., eles também devem ser capazes de absorver as cargas de trabalho que lhes são exigidas. E é nas sessões de treino que ocorrem as maiores cargas, que normalmente se traduzem em quilómetros de treino ou tempo de corrida.

Deve-se ter em mente que o treinamento não é um flash na panela. Ou seja, ao final do treino, o corredor ou corredora, à parte o cansaço, deve estar nas melhores condições para poder trabalhar na próxima sessão. O tênis colabora com o próprio conteúdo do treino para que isso aconteça: trabalhando a favor do corredor e prevenindo, até mesmo evitando, lesões.

Mencionamos as características que devem ter esses sapatos de treino diário. Vamos explicar um pouco o quê e por quê.

Amortecimento: O sapato deve ser bem amortecido, pois tem que suportar a passagem de muitos quilômetros, sejam eles seguidos ou acumulados ao longo do tempo. Isso é especialmente importante em um tênis de corrida, pois a passagem dos quilômetros cobra seu preço tanto para homens quanto para mulheres e a entressola deve ser capaz de absorver ao máximo os efeitos negativos causados ​​pelo impacto contra o solo durante a corrida.

Estabilidade: De forma genérica, o sapato deve ser estável, para que seus donos tenham garantia de pisada correta. Isso significa que, quando a pessoa que a utiliza, durante a passada, cair com todo o seu peso sobre ela, ela deve permanecer estável e não ceder lateralmente. Mas também existem modelos de calçados que incorporam elementos extras para aumentar a estabilidade e coibir aspectos como a pronação excessiva. São os calçados que são popularmente conhecidos como “pronadores”.

Leveza: Todos os elementos estão focados em serem construídos com os materiais mais leves, para que o sapato resultante seja o mais leve possível e assim beneficie quem o usa. Num sapato de treino diário não é tão crítico como num de competição, mas a leveza não é menos importante para isso.

Respirabilidade: Devido ao efeito do suor, do próprio pé e daquele que escorre pelo nosso corpo e pelas nossas pernas, é necessário que o material que reveste o sapato consiga transpirar da melhor forma e manter o pé o mais seco possível. E principalmente se vamos usar um tênis de treino em treinos longos.

Apoio: A malha que envolve o pé é leve e respirável, mas frágil, por isso os calçados utilizam elementos como couro sintético, termocolados e outros (veja o tenis dolce & gabbana masculino), para reforçar especialmente a parte medial do pé, onde é mais necessário.

Aderência e tração: dois conceitos às vezes confusos que querem explicar o quanto é importante em um tênis de corrida que o tênis agarre o chão para não derrapar (principalmente na terra, nas curvas ou na pintura das passadeiras). a tração necessária para lançar o corpo para a frente para a próxima passada. E embora um tênis de treino esteja associado a não ir rápido, isso não significa que ter uma boa pegada não seja importante.

Durabilidade: Além de todas as tecnologias que um sapato pode incorporar, ele deve ser capaz de resistir ao estresse de seu uso. É muito comum medir este conceito em quilómetros percorridos, embora intervenham na sua durabilidade mais fatores do que apenas a distância acumulada pelo sapato. E os de treinamento são os que acumulam mais quilômetros e horas de uso, por isso é especialmente importante que sejam resistentes ao desgaste.

E tem mais: Resposta, memória elástica, refletividade dos materiais, impermeabilidade e outras, são mais características que qualquer tipo de sapato técnico deve ter, inclusive os de treino diário.

Desde quem usa “um para tudo” (que costuma ser justamente esse tênis de treino diário de que tratamos aqui hoje), até quem usa apenas para pedalar ou aquecer (para depois fazer séries ou competir tanto com tênis misto quanto sapatos chamados “voadores”), vamos preparar uma lista dos melhores sapatos de treino diário.

Também vamos classificá-los nos dois tipos de banda de rodagem mais difundidos que existem: banda de rodagem neutra e banda de rodagem super pronada. Vale ressaltar que não é um ranking, ou seja, nem do melhor para o pior, nem vice-versa. É uma lista de todos os principais que devem estar lá, independentemente de um modelo ser melhor para alguns do que para outro porque, como sempre dizemos, há tantos pés quantos corredores. Vá em frente!